Capa do livro A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison

Bem-vindo(a) a Porto Alegre dos Amantes!

Autômatos movidos a vapor, mecanismos enigmáticos, artefatos místicos e criaturas demoníacas de outra dimensão. Juntos em uma engenhosa reinvenção sediada no Brasil retrofuturista de Brasiliana Steampunk (Editora Leya), por Enéias Tavares, e contracenada por personagens da literatura clássica nacional. Isto é Cartas a Vapor!

Capa do livro A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison

Aqui, os jogadores se dividem em equipes de Heróis e Vilões para salvar ou destruir de vez a cidade sulista e, em alguns casos, todo o mundo! Utilizando mecânicas semelhantes a jogos igualmente clássicos como Buraco e Pife, as ilustres figuras de Porto Alegre dos Amantes devem formar mecanismos com cartas numéricas, construir ferramentas especiais e utilizar suas habilidades únicas para conseguir alcançar seus objetivos que mudam de missão para missão.

Informações Rápidas:
Jogadores: 2 a 6 // Tempo médio de partida: 30mins a 2 // Idade mínima recomendada: 14

Mecânicas:
Set Collection, Take That (Toma essa!), Push Your Luck (Force sua sorte), Vazas, Administração de cartas.

Componentes

Cartas a Vapor contém:

  • 20 Personagens (10 Heróis e 10 Vilões)
  • 8 Cenários (24 cartas)
  • 10 Missões (30 cartas)
  • 50 Ferramentas
  • 99 Peças e 5 Informações Confidenciais no Baralho Comum
  • 1 Manual de Regras, 1 Guia Turístico e 6 Mini Manuais

Informações da Caixa:

  • Medidas: 20x20x3cm
  • Peso: Aprox. 1kg
  • Contém 2 divisórias revestidas com veludo

Escolha o seu lado!

Cartas a Vapor conta com 20 personagens únicos, cada um com sua própria habilidade especial inspirada em suas características físicas e psicológicas. Retirados das histórias de Brasiliana Steampunk, alguns inclusive são criações remasterizadas de autores nacionais da literatura clássica, como Simão Bacamarte (O Alienista, de Machado de Assis) e Solfieri (Noites na Taverna, de Álvares de Azevedo).

Divididos em duas equipes, os Heróis inusitados lutam pela liberdade e para impedir a destruição de Porto Alegre dos Amantes, enquanto os nefastos Vilões buscam obter poder suficiente para dominar a região e, quiçá, o mundo!

Prepare-se para a Batalha!

Cada uma das 50 Ferramentas de Cartas a Vapor é única e possui uma função diferente, desde explodir Peças da mesa até tirar ações de outros jogadores. Algumas são específicas para os objetivos das equipes, como os mapas e plantas de localidades de Porto Alegre dos Amantes, e há ainda uma que poderá ser utilizada na variante de Informações Confidenciais do jogo.

Escopetas cósmicas, autômatos militares, luvas mecatrônicas e máquinas de vórtice espaço-temporal. Esses e muitos outros aparatos retrofuturistas estão à disposição daqueles que conseguirem construir primeiro!

Crie mais! Crie rápido!

A mecânica base do jogo utiliza como núcleo as Peças: cartas númericas de diferentes tipos. São engrenagens que, quando colocadas na ordem correta, podem formar mecanismos valiosos. No jogo, podem ser colocadas em uma das 6 sequências da mesa pública, que por sua vez podem receber cartas de qualquer jogador, de qualquer equipe. Quando um mecanismo é concluído, porém, ele deixa de ser público e passa a ser propriedade da equipe cujo jogador colocou a última Peça na sequência.

As Peças são numeradas de 1 a 8 três vezes para cada tipo: Leves, Enfeitiçadas, Pesadas e Enferrujadas. Existem também Peças especiais que se encaixam com todas as outras: as Peças Brilhantes, que funcionam como o bom e velho coringa / joker. Ah, mas o que são essas Informações Confidenciais perdidas no meio dessas engrenagens?! Uma variante para o modo base, talvez?

Viva a série, uma experiência nova por partida.

Cada uma das 10 Missões em Cartas a Vapor é composta por 3 cartas e é responsável não só por ambientar a jogatina, como também por trazer uma enorme variedade de possibilidades numa única mecânica base simples.

A primeira carta traz consigo um enredo que se passa na Porto Alegre dos Amantes de Brasiliana Steampunk. Basicamente, ela diz ao jogador qual o dilema da partida.

A segunda, por sua vez, é aquela que irá definir o desfecho da história, dando aos Heróis uma missão e aos Vilões uma outra. É como ter um spin off da série em cada missão!

Por fim, as cartas terceiras definem como completar uma sequência de Peças, qual o preço a ser pago para se construir Ferramentas e quais as características especiais da variante de Informações Confidenciais. Isso faz com que os jogadores precisem de estratégias completamente diferentes, experimentando a mesma mecânica, só que de forma diferente.

Aventure-se em cada canto de Porto Alegre dos Amantes.

Criados a partir de fotos antigas reais remasterizadas com elementos retrofuturistas, os cenários são carregados de história e de possibilidades. Além de dar um toque especial para a imersão de jogo, são responsáveis, quando acompanhados do Guia Turístico, por aumentar ainda mais a rejogabilidade, apresentando eventos inusitados que exigirão que os jogadores se adaptem ainda mais às variáveis do jogo.

Cada cenário também é formado por 3 cartas que, quando juntas, formam a paisagem de Porto Alegre dos Amantes onde a aventura irá se passar.

O perigo só assusta os desavisados.

De nada adianta ter tanta cartas sem saber o que fazer com elas, não é mesmo? Por este motivo, Cartas a Vapor conta com um Manual de Regras com exemplos, variantes e casos especiais, para não sobrar dúvidas! Mas, se você esquecer de algo, sempre poderá contar com o Autômato Copiloto: uma pequena carta com um resuminho das regras e dos ícones do jogo.

Ah, e além disso, o jogo base também vem com um Guia Turístico de Porto Alegre dos Amantes, para você que cansou de andar a esmo por aí e quer visitar os cenários de Brasiliana Steampunk nessa variante de jogo.

Os manuais podem ser baixados gratuitamente. As informações se encontram na sessão "Como Jogar".

Aventureiros de verdade nunca se cansam!

Quer explorar até os mistérios mais obscuros e perigosos de Porto Alegre dos Amantes? Embrenhar-se entre as fabulosas damas do Palacete dos Prazeres? Ou quem sabe declarar guerra contra criaturas tão perversas que se encontram acima do clássico Bem e Mal? Então as expansões de Cartas a Vapor são para você!

São 3 mini-expansões ao todo: "ReContando Crimes Crassos", que permite partidas de um só jogador; "O Palacete dos Prazeres", que aumenta o número máximo de jogadores para 10 e adiciona uma terceira equipe, a dos mercenários; e "Os Demônios de Porto Alegre", que traz poderosíssimos personagens de nível 6 a serem enfrentados tanto por heróis quanto vilões.

Como Jogar

Aprenda com este resumo os 5 pontos principais para jogar Cartas a Vapor e entenda melhor como as engrenagens se encaixam para formar essa única experiência em Porto Alegre dos Amantes. (Clique nos cartões abaixo para saber mais)

Você gostaria de...

Hoje em dia não é mais preciso ter o jogo para jogá-lo. Com o crescimento de popularidade das Luderias, Ludotecas e outros estabelecimentos do gênero que oferecem serviços de aluguel e/ou uso de jogos, muitas pessoas têm passado a optar por essa solução. Sabendo disso, confira a lista de locais onde você pode encontrar o jogo:

Luderias, Ludotecas e Afins

  • Bravo Jogos
  • Encounter Board Game Café
  • FunBox Ludolocadora
  • Game of Boards
  • Pitta's Board Games

Eventos

  • Além do Muro
  • BoardGame São Paulo
  • Castelo das Peças
  • LAB Jogos
  • Lady Lúdica
  • TheMeeple

Ter o seu jogo e poder explorar todos os elementos de todas as formas e sem pressa não tem preço. Então que tal conferir a lista de lojas parceiras abaixo?

Conheça a Equipe

Game Design

Kevin Talarico

Kevin Talarico

Criação das mecânicas, regras e idealização do jogo.

Samanta Geraldini

Samanta Geraldini

Criação das mecânicas, regras e idealização do jogo.

Artes

Bruno Accioly

Bruno Accioly

Modelagem e edição das artes e molduras das cartas.

Jéssica Lang

Jéssica Lang

Criação de artes para a campanha e diagramação do manual e da caixa.

Marcus Lorenzet

Marcus Lorenzet

Criação e edição das artes da caixa e do logotipo Cartas a Vapor.

Brasiliana Steampunk

Enéias Tavares

Enéias Tavares

Criador de Brasiliana Steampunk e idealizador do universo. Guia oficial de Porto Alegre dos Amantes.

Apoio